domingo, 24 de março de 2013

PORQUE A PELE ENVELHECE??2013


Por que a pele envelhece? Descubra como retardar os sinais do tempo

- Por Redação
Reprodução
Sinais como poros dilatados, pele seca, rugas e manchas revelam o envelhecimento cutâneo e indicam que a pele do rosto está perdendo sua vitalidade. Por isso, os cuidados devem ser iniciados o quanto antes. “O envelhecimento é um processo progressivo e constante, pois ocorre em diferentes órgãos”, comenta o dermatologista Anderson Bertolini, médico e diretor da Clínica Bertolini.

No entanto, não é só o tempo que faz com que essas mudanças aconteçam. Estresse, maus hábitos como fumar e beber e abusar da exposição solar pode acelerar o envelhecimento, fazendo com que seu aspecto seja alterado precocemente. 

Segundo o especialista, a pele possui três camadas: epiderme (mais externa), derme (composta de colágeno, queratina e outras fibras) e hipoderme (tecido adiposo que funciona como reservatório de energia e funciona como isolante térmico). “Com o passar dos anos, na epiderme, as células passam a descamar e, como os hormônios perdem força deixando de ser produzidos, ela tende a apresentar mais ressecamento”, explica o médico. 

Ele acrescenta que na derme pode surgir diminuição da quantidade e da qualidade do gel coloidal, ou seja, ela não consegue mais água para produzir fibras de colágeno e elastina. “E é isso que sustenta e garante o ar de jovialidade à pele”, afirma. Já a hipoderme pode diminuir, ficando mais fina e vulnerável. “A manutenção da firmeza e da elasticidade fica fragilizada, pois os vasos sanguíneos vão perdendo capacidade de eliminar toxinas do organismo e nutrir e oxigenar as células da epiderme”, informa. Ou seja, a renovação celular, que ocorre de forma simples e natural em uma pele jovem, costuma ficar bastante prejudicada com o tempo. 

Como retardar os efeitos do tempo
 
É importante destacar que alguns fatores são inimigo número um da pele, como o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas. “Fumantes têm rugas profundas ao redor dos olhos, da boca e nas bochechas”, ressalta Bertolini.

Segundo ele, o excesso de álcool faz com que o organismo libere mais radicais livres, que são oxidantes e aceleram o envelhecimento. E o sol tem efeito cumulativo, e após os 30 anos faz aumentar as rugas e as manchas.
 
Cuidar da alimentação é outra dica fundamental. “Saladas, frutas e alimentos ricos em fibra, além de bastante água e alimentos antioxidantes (cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça, suco de uva integral), que combatem os radicais livres, devem compor sempre o cardápio”, diz o médico. 

Em relação aos tratamentos estéticos, Bertolini lembra que peelings e outros à base de ácidos costumam ser mais indicados. “Entretanto, é essencial destacar que a medicina vem evoluindo muito e princípios ativos vêm sendo empregados para diminuir os efeitos do tempo na pele”, destaca. As vitaminas antioxidantes, como vitamina C e E, são bastante benéficas e, além do efeito antioxidante, apresentam ação fotoprotetora discreta, que aliada aos filtros solares, ajuda a melhorar a formação de colágenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário