terça-feira, 12 de março de 2013

MEDICINA ANTI-AGE 2013

ENTENDA PORQUE A MEDICINA ANTI-AGING FOI E SERÁ "ATACADA"

Como não seria diferente, estou aqui para fazer a réplica sobre a reportagem exibida pelo "pouco" sensacionalista programa Fantástico. Poderia na realidade escrever muitas linhas aqui, pois argumentos não faltam, mas tentarei ser o mais objetivo possível em minhas considerações.

Todos vocês que me acompanham sabem, por eu já ter escrito anteriormente, que minha formação a que dedico mais de 80% do tempo profissional de clínica é a cirurgia plástica. Mas sabem também do meu encanto pela Anti-Aging Medicine, a qual tive contato nos Estados Unidos e que mudou a minha vida pessoal e me faz "perder" algumas muitas horas de estudo diariamente. É meu lazer, tenho prazer em pesquisar e em ajudar as pessoas com esta área, portanto costumo dizer a amigos e pacientes, que já que não gosto de cachaça, atender Medicina Preventiva é a minha cachaça em meio ao trabalho. Na realidade busquei aprender para fazer prevenção em minha família, mas fui eu o primeiro paciente tendo resolvido todo um quadro que atrapalhava minha vida de forma absolutamente saudável.

Bom, mas o problema é que de princípio, a palavra Anti-Aging foi traduzida de uma forma pejorativa e que não expressa na realidade o que significa esta especialidade, esta ciência. Ela não se presta a evitar o envelhecimento, mas sim a fazer prevenção das doenças  e problemas que acometem o indivíduo que está envelhecendo. E para que isto tenha me fascinado, não poderia ser aquela coisa retrógrada de ficar diagnosticando doenças e procurando os remédios evoluídos para tratá-las, pois o que nunca me convenceu foi a forma de medicina baseada em pesquisa de qual remédio/droga seria mais indicada para cada caso. Ora, não pode ser que em pleno século 21 estejamos esperando as doenças aparecerem ainda! Este tipo de medicina qualquer um pratica, é só ter um diagnóstico, pois o Dr. Google está aí para pesquisas, entra-se com o nome da doença e lá está o tratamento e pronto. Não estou falando que isto é correto, bem pelo contrário considero um perigo, mas sejamos realistas, em grande parte dos casos as pessoas fazem exatamente isto, conseguem comprar suas drogas nas farmácias livremente e se auto-medicam.

Mas notem todo entorno desta historinha que contei a vocês aqui. Vocês sabem que existe uma grande movimentação da comunidade médica, para que toda e qualquer medicação necessite de receita para sua compra. É claro que se isto for necessário, consequentemente você terá que consultar também um médico antes, e aí entra toda problemática da dificuldade de marcação de consultas no Brasil. O pior ainda é que muitas vezes, as pessoas sabem que pela pressão do SUS e dos convênios, que praticamente obrigam médicos a atender o mais rápido possível os pacientes, pagando valores miseráveis aos médicos, acontecerá que o profissional prescreverá aquilo que a pessoa já compraria (e acredito que muitos já passaram por isto). 

Por outro lado, a indústria farmacêutica faz o médico de bobo, seu fantoche, pois é ela que dita as novas tendências com lançamentos de novas medicações para tratar isso ou aquilo, ensina ao médico o que deve ser feito, dá brindes, viagens, patrocina eventos, jantares e congressos, mas por trás tenta de todas as formas desenvolver drogas que sejam de uso contínuo crônico, ou seja, que sejam necessárias para a vida toda, e que preferencialmente não necessitem de receitas médicas para a compra, pois assim aumentam exponencialmente seu lucro. Ou seja, caso você não tenha percebido, o médico é tratado tal como o governo corrupto trata seu povo, a base de pão e circo, enquanto que o indivíduo que nada tem que ver com esta "palhaçada" toda, fica a mercê disso tudo.

Mas o que acontece e que já comentei em outros artigos, é que a indústria farmacêutica vive das patentes, então está sempre querendo lançar uma nova droga com uma substância diferente das naturais para poder patenteá-la e durante muitos anos faturar bilhões. Quando falamos em suplementação, vitaminas, minerais, antioxidantes, hormônios bioidênticos, estamos indo contra esta indústria toda, pois estes não possuem patentes, são isomoleculares à natureza, já existem na natureza e no corpo humano, portanto qualquer farmácia de manipulação pode fazer, não há preços abusivos e mais do que tudo isso, estamos fazendo prevenção. Aí é que ocorre aquele "pisão nos calos" desta indústria, pois sem doenças, não são necessários remédios. Simples de compreender, não é mesmo? E para quem conhece história da medicina, já pesquisou os 5 mil anos de experiência da medicina chinesa (mãe desta nossa medicina moderna), fica mais simples ainda.

Simples, mas triste porque a imensa maioria dos médicos nem sabe o que acontece no submundo das indústrias farmacêuticas; não interessa pesquisar. As universidades brasileiras estão completamente desatualizadas e formando médicos que, ao chegarem no terceiro ano de faculdade, já estão com 50% de seu conhecimento obsoleto, olhem o absurdo, pois estes mesmos assim como aconteceu comigo, ainda terão que dedicar anos sem receber praticamente nada realizando uma especialização (eu mesmo passeimporm6 anos de faculdade mais 6 anos de especializações)  e no fim das contas, saem prontos para o mercado de trabalho somente na faixa dos 30 anos. Extremamente tarde, portanto infelizmente  não há espaço para reavaliar aqueles conceitos obsoletos, é compreensível que a hora seja de  visar a sobrevivência, pois não se vive sem dinheiro. Uma realidade que não é culpa dos médicos, mas de um sistema absolutamente caótico que acaba prejudicando não só o próprio médico, mas a saúde da população que depende disto.

E aí as novidades e os avanços acabam sendo ditados pelos laboratórios farmacêuticos, que batem na porta de todo e qualquer médico através de seus representantes comerciais, oferecem amostras grátis, brindes, fora congressos pagos, parcerias e a verdade é que ainda existem classes que recebem porcentagem pelo número de "produtos" usados em seus pacientes, incentivando o profissional de saúde a buscar extras através disto. Para quem é leigo e não sabia , saibam que a medicina conhece muito bem disto e fecha simplesmente seus olhos, tal como nossos presidentes fecham seus olhos para todo tipo de bandalheira que acontece em seus mandatos, pois obviamente se beneficiam de tudo isso.

Vamos então à reportagem e as considerações:

1- Existem bons e maus profissionais em qualquer área, não só na medicina. Não estou falando que os médicos filmados são bons ou não, nem cabe a mim julgá-los, mas filmar escondido médicos que não representam uma classe toda e colocar na mídia como se esta fosse a mensagem de uma ciência séria e comprometida com saúde, contra medicamentos e drogas desnecessárias, é no mínimo tendencioso. Isso sem pensar nas edições que são feitas;

2- Melatonina é uma substância natural, hormônio produzido no corpo humano quando em um sono reparador. Vendida livremente  pelo mundo, só conheço a proibicão de sua comercialização no Brasil. E a história de ser proibido não devia ser apresentada assim. Porque eles não buscaram saber o motivo da proibição? Amigos, pensem comigo. Quando uma pessoa está com insônia ou dificuldade de dormir, o correto seria dar uma medicação sedativa, lotada de efeitos colaterais, dentre elas a dependência, ou encontrar uma forma de corrigir a base deste problema usando o que está faltando no corpo? Ora, chega a ser indescritível a ignorância de quem fala sobre Melatonina. Não tem efeito colateral, pelo contrário somente benefícios e "estranhamente" é proibido no Brasil. Por outro lado, Rivotril, Diazepan e cia são liberados, prescritos de rotina e já viraram artigo comum nas cômodas ao lado das camas dos brasileiros. 

Grande paradoxo, drogas com inúmeros efeitos colaterais (quem usa sabe a dependência que elas causam, fora os efeitos metabólicos que só constam em letras mínimas na bula) serem aceitas pela medicina brasileira normalmente, ao passo que uma natural e muito mais barata é proibida.

Não estou querendo dizer com isso que todos devem usar Melatonina, entretanto existem exames que podem ser realizados  inclusive salivares para se determinar os níveis dessa substância no corpo. Mas acontece que em nosso país ela está misteriosamente proibida! Pois é,  barata e sem patente laboratorial por ser isomolecular, quem "investirá" para sua entrada no Brasil? Então a realidade é que as pessoas compram fora do país e em sites "ilegalmente". E a impressão que fica para quem assistiu a reportagem do Fanástico é que Melatonina é proibida por ser uma droga! Lamentável...

O que vocês acham que ocorreu para que esta situação estivesse assim? Obviamente a indústria farmacêutica também está por trás, pois Rivotril e remédios sedativos para dormir e acalmar fazem parte das drogas mais vendidas em nosso país e rendem milhões não só aos laboratórios, mas ao governo através de impostos, contratos na saúde, etc... E só gostaria de deixar bem claro que não sou adepto à teoria da conspiração, sou simplesmente realista.

3- Porque não colocar frente a frente e realizar exames de sangue para uma comparação entre o Dr. Ítalo Rachid, o precursor desta ciência no Brasil, e os outros médicos que querem se opor e negar os estudos da Anti-Aging Medicine? Quantas drogas será que cada um daqueles usa diariamente para manter sua "saúde", em um país onde em média as pessoas acima de 50 anos usam no mínimo 2 drogas medicamentosas para se manterem vivos?

4- A reportagem entrevistou rapidamente o médico americano, o qual já postei até fotos (e centenas de pessoas incrédulas pensaram que eram montagens em photoshop, gostaria de vê-las hoje se retratando pela "acusação" descabida). Pois bem, ele lidera uma clínica com filiais espalhadas pelos Estados Unidos, mais de 30 mil pacientes tratados  e tem sucesso não só com tratamentos em seus pacientes, mas consigo mesmo e a prova é sua saúde na idade em que se encontra. Seria fundamental que aqueles médicos brasileiros pudessem encontrar onde estão os pacientes que tiveram câncer através dos tratamentos preventivos da Clínica Cenegenics do Dr. Jeffry! Ao mesmo tempo, deveriam procurar comparar as diferenças físicas, psíquicas e metabólicas deste médico ou de seus pacientes, com outras pessoas com a mesma idade principalmente nos Estados Unidos, país que a estatística é pior ainda: um em cada 3 americanos acima dos 50 anos usa 5 ou mais remédios para se manterem vivos. Isso sim deve ser considerado normal? Já posso prever o pacote de medicamentos que sempre incluem os que baixam pressão, os que baixam colesterol, os que baixam glicemia, os antidepressivos e os usados para dormir.

5- E aquelas duas pessoas que apareceram no início da matéria, sentindo-se bem e mais saudáveis, que mudaram seus estilos de vida e não usam drogas para manterem-se vivas com saúde? Colocadas no início da matéria obviamente para que ao final ninguém mais lembrasse da participação dos mesmos infelizmente, jogada jornalística baixa e "manjada". 

6- E aquelas outras duas pessoas que apareceram como pacientes insatisfeitos, onde estão seus exames ou as provas de que tiveram problemas? Acredito que deveriam estar com problemas e sequelas, mas não foram apresentadas e falar só por falar, encontraremos pessoas falando que foram tratadas erradas ou mal em QUALQUER  especialidade médica, visto que existem bons e maus profissionais, além de existirem médicos e pacientes bem ou mal intencionados, é da natureza humana. Já houveram reportagens no mesmo programa mostrando médicos que abusavam de pacientes e nem por isto agora todo médico é abusador, não é mesmo?

7- Agora o que me deixa mais perplexo é pensar que existe toda uma corrente médica contra hormônios bioidênticos, que são isomoleculares, bioquimicamente iguais aos de nosso corpo, mas são absolutamente a favor do uso de pílula anticoncepcional por mulheres de todas as faixas etárias, inclusive meninas adolescentes! Queridos, anticoncepcional não passa de remédios de hormônios, onde um dos mais vendidos e tidos como "leve", é um com nome de mulher (y...)  que aumenta em simplesmente 7 vezes o risco de troboembolismo, consequentemente 7 vezes mais forte do que o bioidêntico para este fator! Como explicar isto? Porque a medicina aprova então este tipo de hormônio? Estamos aqui novamente lidando com patentes, pois pílulas são produzidas pelos laboratórios farmacêuticos e hormônios bioidênticos não interessam aos mesmos, uma vez que farmácias de manipulação o fazem e então os valores são mínimos e não geram lucros.

8- O correto para um homem acima dos 50 anos então seria dizer que estar impotente faz parte da velhice, que ele deve usar Viagra ou alguma outra droga do tipo para isto, correndo riscos de infartar, desenvolver surdez, deficiência visual, ao invés de resolver a base do problema que é na maioria das vezes a diminuição de seu hormônio sexual característica da Andropausa? Ora amigos, que ingenuidade, o Viagra está atualmente entre as 3 drogas mais vendidas no mundo, gera bilhões à indústria que o lançou!

VAMOS FALAR DE PROVAS, DE SER OU NÃO CIENTÍFICO? 
 --> 2 prêmios Nobel de Medicina sobre terapias usadas na Anti-Aging Medicine, combate a radicais livres e prolongamento telomeral. Exiete algo mais científico do que prêmio Nobel?

E VAMOS FALR DE RISCOS?

Estudo publicado pela ANH intl - Alliance for natural health international:

Abaixo, compara-se cada item com Suplementos, determinando a chance de morrer:

1- Intoxicação alimentar - 900 vezes mais chance de morte comparado com suplementos

2- Hospitalização - 300.000 vezes mais chances de morte comparado a suplementos

3- Drogas farmacêuticas - 62.000 vezes mais chances de reações adversas comparado a suplementos

Não é novidade a ninguém que a medicina não é uma ciência exata. O grande problema então começa quando fazemos mal uso de números, estatísticas, da matemática propriamente dita dentro da prática médica.  

Analisem estes números e vejam como é possível encontrar conclusões surpreendentes quando utilizamos as estatísticas sem pesar critérios específicos na medicina através deste exemplo:

Existem 700.000 médicos nos EUA (Brasil tem cerca de 330.000)

Ocorrem 120.000 mortes por ano causadas por erros médicos. É a 4° causa de morte nos Estados Unidos.
A relação de morte (120.000) por médico (700.000) é 0,171


*fonte : Departamento de saúde e recursos humanos nos EUA
_________________________________________________________________________
O número de proprietários de armas de fogo legais dos EUA é de 80 milhões

O número de mortes acidentais por armas de fogo por ano, considerados todos os grupos etários, é de 15.000

A relação de morte (15.000) por arma de fogo (80.000.000 ) é de 0,000188

*fonte: Estatística do FBI

Assim, estatisticamente, os médicos são aproximadamente 900 vezes mais perigosos do que os proprietários de armas de fogo legais.
Isso significa que quem tem um médico, tem 909,57 vezes mais chances de ser morto por ele do que por um proprietário de arma de fogo legal.


Estas verdades não aparecem porque? Amigos, medicina não é ciência exata e temos que ter um grande cuidado ao usar números. Os que citei são inegáveis, mas a culpa não é do médico e sim da medicina que se pratica hoje em dia! 

Bom, não vou continuar enumerando aqui, pois acredito já ter sido claro e até mesmo duro em alguns pontos, mas é a tristeza de saber o que acontece nos "bastidores" da medicina e o quanto isto prejudica de forma corrupta a população, que fica perdida em meio a isto tudo.

O absurdo na medicina chega a tal ponto que as reposições hormonais que foram largamente indicadas e ainda o são, feitas com remédios de hormônios patenteados, literalmente causaram milhares de mortes e desenvolvimento de cânceres pelo mundo, e ninguém faz uma reportagem para falar sobre isto! Pílula Anticoncepcional foi aceita e classificada já em 2005 pela Organização Mundial da Saúde  como  possivelmente caancerígena para seres humanos (classe 1 - mesma classe do tabaco e asbesto)  e também ninguém fala sobre isto? Vioxx, um antinflamatório que foi lançado como a última maravilha da ciência, era indicado por milhões de médicos pelo mundo e depois de um tempo teve sua venda proibida devido a simplesmente mais de 130 mil mil mortes causadas e porque nenhum médico ou autoridade médica  foi a público se desculpar ou falar sobre o erro? E a indústria farmacêutica que fez com que a medicina aceitasse seus trabalos positivos, cadê sua punição? 

Vou dar aqui a vocês somente um exemplo de bula do medicamento usado para baixar colesterol, que hoje está também entre os mais vendidos no mundo, mesmo que a indústria farmacêutica não tenha conseguido provar e chegar a um senso comum através de estudos científicos que seu uso diminui a incidência do infarto. Mas continua sendo vendido e causando indescritíveis efeitos colaterais, os quais só colocando a bula a vocês aqui para terem uma idéia. Vou ter que colocar o link devido à extensão do número de efeitos colaterais: efeitos colaterais das Vastatinas

Agora se você conhece ou tem um familiar que usa remédio para baixar colesterol há mais de 5 anos, reflita sobre tudo o que ele já apresentou após o início do uso desta droga e da degeneração acelerada que esta pessoa teve. Estou escrevendo aqui sobre uma medicação que faz parte do pacote de todo idoso, que tive familiares que usaram e que então vi de perto os problemas acontecerem, claro que além de ter ouvido da própria boca de inúmeros pacientes. Não são somente efeitos metabólicos detectados por exames, mas basta acompanhar as queixas dos mesmos. 

Eu sou membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva, portanto poderia muito bem ter levado este meu trabalho preventivo como fruto desta instituição, mas não concordo em nada com a presidente nacional da Sociedade de Geriatria e, assim como eu, diversos outros membros desta sociedade são absolutamente contra o pensamento obsoleto, pobre e incapaz , que aceita  as doenças da velhice como naturais e espera  sentada para iniciar drogas no momento da doença. Mas aí meus amigos, muitas vezes já é tarde demais... Ficar velho tem que significar uma penitência? Não seria melhor o lema "envelhecer sem adoecer" ou "morrer jovem, o mais velho possível"?

A verdade é que existe sim uma luta pela reserva de mercado na medicina brasileira e infelizmente a medicina preventiva ativa está e continuará tirando pacientes dos consultórios do médico que não se atualiza e continua vivendo da indústria da doença. 

Pois é amigos, estou levantando aqui uma bandeira até meio política contra a manipulação que a indústria farmacêutica tem feito durante anos em nossa medicina "moderna", e este é um movimento que graças a deus já está na consciência de milhares de médicos pelo mundo. Quem me conhece sabe inclusive que não precisaria disto, pois temos uma história longa e de confiança na cirurgia plástica, mas tenho também um dever com a saúde e com meu juramento de médico em ajudar a construir saúde nas pessoas.

O direito do médico está sendo infringido em nosso país, manipulado pela indústria farmacêutica e com o consentimento da ignorância médica também:


“O médico deve ter a liberdade, no tratamento de um paciente, de usar uma nova providência diagnóstica ou terapêutica se em seu julgamento isso oferecer esperança de salvar vida, restabelecer saúde ou aliviar sofrimento.” (Declaração de Helsinki da OMS- Organização Mundial de Saúde – junho/1964 – Tokyo/2004)

 Aproveito para citar aqui exemplos de reportagens do próprio programa de televisão. Não trabalho com Homeopatia, nem Ortomolecular, mas estes sofreram os mesmos ataques há anos atrás e estão aí, tratando milhares de pessoas em uma linha que também busca o uso de medicamentos só em caso de necessidade real. E é por coincidência sempre a mesma coisa, o combate as alternativas mais naturais... Difícil vermos o combate ao excesso de medicamentos, quando virão? Ora, o profissional que é contra isto, que faça sua parte, sua medicina, trabalhe ao invés de ficar se preocupando com o que outros estão fazendo e se estão tendo sucesso com isto.

 Gostaria de ressaltar que não estou aqui querendo criticar médicos, até porque amo minha prosissão, entretanto antes de ser médico sou uma pessoa como qualquer outra que precisa ter saúde para viver e  produzir, portanto tenho buscado aqui neste espaço levar a verdade e ajudar as pessoas, por vezes sendo bastante crítico com a medicina, mas quando o faço me refiro a todo um sistema a qual todos nós somos infelizmente reféns. Tento chamar a atenção de médicos e não médicos para isto e continuarei com esta filosofia.

Terminarei contando uma história curta da medicina, que deveria ser exemplo aos médicos para que conseguissem realmente abrir seus olhos e mentes:

Em meados de 1595 o mundo vivia um problema que ocorria com os tripulantes de embarcações. Marinheiros estavam morrendo de uma doença silenciosa e a princípio, sem causa conhecida. 

Em 1601 o Capitão James Lancaster deu uma colher de chá de limão por dia para metade de sua tripulação. Resultado foi que nos que tomaram, ninguém morreu. Na outra metade que não tomou, a mortalidade foi de 40% durante a viagem. Ele divulgou isto, mas...

Em 1753, James Lind, um médico de navio, publicou um estudo comparando seis abordagens diferentes para prevenção e tratamento da doença, agora já conhecida, Escorbuto, mas...

Só em 1865, a prática de prevenção de escorbuto foi finalmente implementada: ingestão de vitamina C, que independe de remédios e pode ser alcançada com um simples limão!

Agora reparem o tamanho do absurdo, pois levou 261 anos para que as pessoas aceitassem que escorbuto, doença que ocorre por deficiência de Vitamina C e leva a morte, pode ser prevenida e tratada naturalmente com um simples limão! Pois é queridos, limão é barato e vitamina C não pode ser patenteada. Agora imaginem vocês se o tratamento do Escorbuo fosse através de alguma droga ou vacina, quão rápida seria sua aprvação? 

Fico feliz que existem pessoas com discernimento se posicionando contra esta tentativa da indústria farmacêutica e que nos fazem ter força. Pego exemplo de dois brasileiros. Um vive no Rio Grande do Sul, outra vive nos Estados Unidos.



























Dentre os comentários deste artigo, ao final do mesmo, vocês poderão acompanhar uma série de depoimentos de médicos e pacientes que prezam pela saúde e se sentiram indignados, ofendidos com a forma completamente unilateral com que foi apresentada a reportagem. Destaco abaixo o depoimento de uma paciente que através deste pequeno gesto e mesmo sem saber, foi capaz de me dar ânimo suficiente para mais anos de estudo e aprofundamento. Contra resultados práticos, não existe espaço para a mentira.



Pois bem amigos, é exatamente isto que sofremos, o que não depende de remédios ou indústria farmacêutica é negado a nós! Sem mais o que dizer, tristeza com esta reportagem passa e minha vontade de ajudar e levar a saúde vai com certeza continuar. 

Aproveito para fornecer o link onde está contido o posicionamento oficial do Grupo Longevidade Saudável, do qual Dr. Ítalo Rachid é coordenador: Posicionamento oficial e legal do Grupo Longevidade Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário