http://ffw.com.br/noticias/tag/wgsn/page/2/ | POR:Sarah Lee | |
Ainda dentro da temática “caminhos do Outono/Inverno 2012/2013”,
o FFW publica nesta semana o report do WGSN focado no universo da
beleza. Dentro dos conceitos “Hipercultura”, “Neutralidade Radical” e
“Eco-hedonismo”, antecipe o que virá com força total na próxima
temporada:
Hipercultura
©Reprodução/WGSN
Inspirado por uma mistura fantástica de
origens e influências, diferentes elementos culturais se unem em
harmonia para criar uma estética vibrante e super-híbrida. A
“colonização cultural” abre espaço para a “colaboração cultural”,
misturando referências étnicas para formar uma nova revolução global.
Campanhas: estética
global. O WGSN cita como referência a campanha da Estée Lauder com
Constance Jablonski, Liu Wen e Joan Smalls, respectivamente as primeiras
francesa, chinesa e porto-riquenha contratadas pela marca. O bureau
cita também a campanha “Bobbi Brown Pretty Powerful”, lançada em
fevereiro de 2010, que mostrava “mulheres de verdade” de várias idades e
grupos étnicos.
Cabelo: o report do
WGSN indica uma abordagem mais criativa ao hairstyling, com finalizações
que criam texturas contrastantes. As tranças e rabos de cavalo devem
seguir com força, mas serão atualizados – as tranças serão espalhadas
pela cabeça em diferentes tamanhos, e os rabos de cavalo terão texturas
variadas. O cabelo preso em meio rabo será particularmente popular entre
os mais jovens, com experimentações com texturas e ondas. Para os
homens, a tendência das texturas molhadas e secas, muito vista nas
passarelas, continuará com força; o foco, porém, será no acabamento em
múltiplas texturas, em vez de uma ou duas áreas contrastantes. Além
disso, os homens de cabelo curtinho vão deixar os fios mais longos; os
fios serão grossos e com volume, por isso produtos de styling,
especialmente os em pasta, serão essenciais.
Coloração: a coloração
tem aparecido de forma mais experimental, graças à influência de
celebridades como Rihanna, Lady Gaga e Nicki Minaj. De acordo com o
WGSN, o foco será nos tons avermelhados, tanto para as mulheres quanto
para os homens, só que em tons mais discretos do que os que têm feito
sucesso atualmente. O dip-dye hair
vai abrir espaço para blocos de cor, e os consumidores vão deixar o
“faça-você-mesmo” e voltar para os salões de beleza especializados. A
cor bem gráfica estará em alta, com mechas bem definidas de loiro,
castanho escuro e preto espalhadas como luzes, ou na parte inferior do
cabelo, quase escondido. Cores intensas também serão concentradas no
topo da cabeça, em uma atualização do cabelo ombre. Quem tem fios
escuros também vai experimentar com a cor, contrastando raízes claras
com comprimentos escuros, ou adicionando “fatias” de cor no meio do
comprimento dos fios.
Referências capilares do WGSN ©Reprodução/WGSN
Lábios: para o
Outono/Inverno 2012/2013, os produtos para os lábios serão criativos e
funcionais. Foco nos aplicadores tipo caneta, stick e crayon, como os
que já estão sendo fabricados pela Smashbox, Revlon, Clinique e Nars. O
acabamento mais utilizado será o matte, em fórmulas quase pastosas — as
cores matte tendem a deixar os lábios ressecados, então as fabricantes
de produtos de beleza terão que criar fórmulas altamente pigmentadas e
de longa duração, e que também possuam ingredientes hidratantes.
Olhos: o vermelho e
dourado estarão em alta, com texturas opacas que dão um efeito
impactante. A cor é espalhada por toda a pálpebra e pode se estender até
as sobrancelhas para um visual futurista. Para acompanhar, lábios nude e
pele fresca.
Unhas: o nail art cheio
de decorações vai começar a desaparecer; adesivos, cores duocromáticas e
efeitos craquelados darão espaço a cores sólidas em tons vibrantes.
Quanto ao formato, ele será bem longo e com a ponta arredondada. De
acordo com o WGSN, as unhas naturais vão parecer falsas por causa do
formato, e as unhas artificiais serão as mais longas vistas há muito
tempo.
Rosto: os produtos
multifuncionais serão importantes porque os consumidores levam vidas
agitadas. Pra reduzir a necessidade de várias aplicações, além de tempo e
dinheiro, os produtos híbridos vão oferecer múltiplos benefícios – por
exemplo, em bases com serums e propriedades anti-idade. Entre as marcas
que já oferecem esse tipo de produto estão a Stila, MAC, Biotherm, La
Prairie, By Terry e John Tsagaris. O BB Cream (“blemish balm cream”),
creme multiuso muito popular em países como a Coreia do Sul e o Japão,
vai ganhar força no Ocidente.
Neutralidade Radical
©Reprodução/WGSN
O foco é em um novo minimalismo.
Mensagens de calma e discrição permitem que a pureza e a simplicidade
ganhem destaque. O menos, definitivamente, é mais. As regras de gêneros
são quebradas e a divisão masculino-feminino fica mais tênue.
Campanhas: a ideia de
androginia teve um forte impacto em campanhas recentes de beleza. O WGSN
cita como referências a coleção Primavera 2011 da Nars, com a modelo
Iris Strubegger com o cabelo puxado para trás, vestindo uma camisa
masculina com gravata; e a campanha do Magically Cool Liquid Powder da
MAC, que, segundo o bureau de tendências, representa bem a mensagem de
neutralidade de gêneros com seu efeito desbotado, neutro e simples.
Cabelo: o rabo de
cavalo bem arrumado continua, e é atualizado com a altura na base do
pescoço. O formato em cone, como usado recentemente em um desfile de
Issey Miyake, é citado como referência pelo WGSN. Quanto ao corte, o
cabelo bem curto e com cara de masculino será muito adotado pelas
mulheres, com styling cheio de gel para manter os fios no lugar, como
tem aparecido muito nas passarelas. O bureau aposta também nas franjas
curtas, tanto para elas quanto para eles. Para os homens, a novidade é o
comprimento bem longo dos fios, como na passarela de Jean Paul
Gaultier, em que os modelos tinham cabelos compridos, ondulados e com
divisão lateral. O WGSN prevê uma versão mais “usável” desse look, com o
comprimento médio e ondas naturais.
Coloração: o preto virá
como uma cor sólida, em cortes gráficos finalizados com produtos que
dão um visual brilhante, quase plástico. Com o número crescente de
modelos asiáticas nas campanhas e desfiles de moda, o WGSN prevê um novo
desejo por fios escuros e brilhantes, aumentando a oferta de tons de
preto nos salões especializados em coloração. Quem tem fios claros
também vai experimentar com os castanhos escuros e pretos, e mesmo as
cores vibrantes darão espaço a um visual mais natural. Quanto aos fios
loiros, eles devem ganhar reflexos dourados e quase cor de rosa, que dão
um efeito “dirty blond”.
Referências capilares do WGSN ©Reprodução/WGSN
Lábios: a simplicidade é
fator central na Neutralidade Radical, e tem um enorme impacto nas
embalagens de beleza. O foco será na eficiência e performance dos
ingredientes, especialmente em cosméticos com cor, particularmente nos
feitos para os lábios. O WGSN aposta nas seleções de tons nude,
naturais, em texturas cremosas, e cita a coleção de batons da marca Tom
Ford como referência dessa tendência.
Olhos: sobrancelhas
marcantes. Ultimamente os produtos voltados para o fortalecimento dos
cílios têm dominado o mercado, mas o WGSN prevê que o foco irá para as
sobrancelhas fortes e gráficas, combinadas a um rosto e lábios nude. O
bureau cita como referência o Eyebrow Renewing Serum da marca alemã
M2Beauté, que promete promover o crescimento dos pelos das sobrancelhas.
Unhas: dentro da
Neutralidade Radical, a tendência é de unhas simples, curtas, levemente
quadradas e pintadas em cores neutras. O WGSN cita como referência a
coleção Cashmere da Nails Inc, e o tom Naked da Deborah Lippmann.
Rosto: a estética será
de pele com textura natural, em sua melhor forma possível; por isso,
produtos que oferecem limpeza profunda serão chave. O Clarisonic
Skincare System é citado como referência por prometer uma limpeza seis
vezes mais eficiente do que a manual, diminuindo o tamanho dos poros,
uniformizando a pele, reduzindo o aparecimento de linhas finas e
potencializando a penetração de cremes e serums na pele. Quanto aos
cosméticos, os primers serão importantes para garantir uma pele
perfeita; o WGSN cita os produtos da Nars (Pore Refining Primer), Bobbi
Brown (SPF15 Tinted Moisturiser), Alpha-H (linha Clear Skin) e
Absolution (estes dois últimos, por seus produtos unissex) como
referências dessa tendência.
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