sexta-feira, 12 de abril de 2013

MUSCULAÇÃO EMAGRECE?? 2013


Mulheres: musculação emagrece?


Foto: Lynda Sanchez
Texto: Dr. Alexandre Ferreira
Você é daquelas que acredita que treinos de musculação vão deixar seu corpo musculoso e com formas masculinas? Isso é tão ultrapassado quanto achar que você vai perder peso se passar horas na esteira. Caso você queira ter uma vida longa e saudável e de quebra um corpo mais magro e sexy, deixe o receio de lado e comece a fazer musculação.

Muito provavelmente você como a grande maioria das mulheres não sonha com um bíceps de 50 cm de diâmetro ou com pernas mais fortes do que seu homem. Mas nem por isso deveria dar as costas para a sala de musculação. Além de valorizar suas curvas e deixá-las sexy no biquíni ou na lingerie, levantar peso tem uma vantagem imensa sobre inimigos femininos bastante conhecidos: a gordura corporal, o estresse, as doenças do coração e o câncer. Ainda tem dúvidas??? Tudo bem!!!

Abaixo seguem 12 razões para você trocar a cadeira do computador pelo banco de supino:
  1. Você perderá 40% mais gordura  Você acredita que apenas treinos aeróbicos (cardiovasculares) são capazes de secar seus pneuzinhos? Se a resposta foi sim, acho melhor você continuar lendo este artigo. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, dividiram pessoas em dieta em três grupos – os sedentários, os que faziam apenas exercícios aeróbios e os que seguiam um treino aeróbio e anaeróbico. Todos perderam cerca de 9 kg, mas aqueles que praticaram musculação eliminaram quase 3 kg a mais de gordura do que os demais. Por quê? A perda dos que fizeram musculação era constituída praticamente de gordura, enquanto os demais queimaram gordura e músculos. Menor massa muscular pode ate baixar o ponteiro da balança, mas deixa você propensa a ganhar de volta o pneuzinho que perdeu – efeito sanfona. Você acaba dando um “tiro nos pés”. Perde a sua bomba consumidora de energia. Entretanto, se você puxar ferro e fizer dieta, seus músculos recém-conquistados ficarão protegidos e a queima de gordura se elevará pela manutenção da sua massa magra.
  2. Suas roupas lhe cairão bemDos 30 aos 50 anos, as mulheres estão propensas a perder 10% da massa muscular, e os músculos tendem a ser substituídos por gordura. Essa condição leva ao aumento do tamanho da cintura, já que 1 kg de gordura ocupa mais espaço do que 1 kg de músculo.
  3. Sua queima calórica aumentará mesmo no repousoFazer musculação eleva a queima de calorias até quando seu bumbum está afundado no sofá, na cadeira do trabalho ou dormindo. Isso porque, após cada treino de força, seus músculos precisam de energia para reparar as fibras lesionadas. Até 24 – 48 horas depois do exercício, o organismo continua estimulando a musculatura a queimar gordura, o que mantém o metabolismo acelerado.
  4. Você e o estresse não serão companheiros de todas as horasQuem pratica exercícios apresenta menor nível de cortisol, hormônio anti-inflamatório liberado em resposta ao estresse. O cortisol em excesso causa maior depósito de gordura, o que aumenta o peso e as medidas. Em situações estressantes, a taxa de pressão arterial de pessoas com mais músculos volta ao normal mais rapidamente do que as pessoas com pouca massa magra.
  5. Você vai rir à toa e será mais felizPesquisadores descobriram que mulheres que fizeram musculação três vezes por semana, durante seis meses, melhoraram sua pontuação ao medir os níveis de raiva e humor. Se mostraram mais alegres e sob menor índice de estresse e raiva. “Válvula de escape”!
  6. Você terá ossos mais fortesConforme você envelhece, sua massa óssea enfraquece, diminui – osteopenia – o que aumenta suas chances de um dia sofrer uma fratura. Em quatro meses, um treino de força é capaz de aumentar a densidade mineral óssea do quadril e os níveis de osteocalcina no sangue – um marcador de crescimento ósseo – em 19%. Todos os exercícios que usam carga fortalecem o sistema osteomuscular, mas o mais eficaz é a musculação.
  7. Você vai entrar em forma mais rápidoUma série de musculação pode proporcionar benefícios cardiovasculares semelhantes àqueles gerados na prática do exercício aeróbico (como natação, corrida e bicicleta) – dessa forma, você economiza tempo sem sacrificar os resultados.
  8. Você terá um coração mais saudávelPesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram que quem fazia três treinos com peso semanalmente, durante dois meses, tinha a pressão arterial diastólica diminuída em oito pontos. Isso é o suficiente para reduzir o risco de sofrer um derrame em 40% e de ser acometida por um ataque cardíaco em 15%. Além disso, a musculação reduz os níveis do colesterol e triglicérides.
  9. Você será mais produtivaPesquisadores descobriram que voluntários eram 15% mais produtivos no trabalho nos dias em que se exercitavam, comparados aos dias que não olhavam para os halteres. Segundo o estudo, quando você malha, é possível terminar em 8 horas uma tarefa que normalmente exigiria 9 horas e 12 minutos de dedicação.
  10. Você terá vida mais longaPesquisadores da Universidade da Carolina do sul, nos EUA, revelaram que, quanto maior a força corporal, menores os riscos de morrer em decorrência de câncer e doenças cardiovasculares. Também descobriram que ser forte está associado a “uma sobrevivência excepcional”, ou seja, viver até os 85 anos sem doenças sérias.
  11. Você ficará mais inteligente  Pesquisadores brasileiros descobriram que seis meses de trabalho muscular resultaram em melhor memória cerebral, raciocínio verbal e poder de atenção nos levantadores de peso.
  12. Você terá maior facilidade para fazer dietaO exercício ajuda o cérebro a manter um plano de dieta. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, estudaram 169 adultos com sobrepeso e descobriram que quem não praticou um treino de 3 horas por semana ingeriu mais do que 1500 calorias por dia.
Enfim, agora que você está de acordo que fazer exercícios anaeróbicos não vão te engordar e que ao contrário do que imaginava vai ser a solução para o seu emagrecimento de qualidade e duradouro, vamos por “mãos aos halteres” e puxar ferro?
Bom emagrecimento!!!
Até a próxima!
http://www.endocrinonews.com/2013/04/11/mulheres-musculacao-emagrece/

Nenhum comentário:

Postar um comentário