quarta-feira, 8 de maio de 2013

DICAS NA INTERNET SOBRE VIAGENS 2013

Dicas para planejar sua viagem pela internet


Dicas para planejar sua viagem pela internet
Por Mariana Mello*
As férias estão chegando e logo associamos este precioso período com o que há de melhor em nossas vidas. Um tempo com a família, distância do stress cotidiano, tempo para relaxar, curtir cada momento no seu ritmo, sentir-se vivo. Para melhorar ainda mais o que já é bom, que tal uma viagem? De fato, uma das atividades favoritas de quem está de férias é viajar.  E para tornar sua viagem inesquecível, preparamos algumas dicas para você internauta ter a melhor experiência.

Planejamento

Planejar é preciso. Aqui entramos em um quesito fundamental para que seu tempo livre seja aproveitado da melhor maneira possível. Saber as datas de suas férias é o primeiro passo para iniciar sua pesquisa. Caso você já saiba para qual destino viajar, eis uma boa oportunidade para investigar se a data em que você estará em férias é um bom período. Surgiu uma oportunidade em cima da hora?
Outro bom argumento para checar se você está fazendo um bom negócio. Não tenha medo de pesquisar. Há diversos “brazucas” espalhados por todo mundo que compartilham suas experiências em blogs, fóruns e redes sociais. Você poderá encontrar informações valiosas sobre a cultura local, comportamento, culinária, moedas e postos de serviços.
Há também os sites especializados em avaliar os serviços dos hotéis, receptivos locais e atrativos. Não seja pego de surpresa. Mesmo que o destino escolhido seja exótico aos nossos olhos, certamente há outros viajantes pelo mundo afora que já estiveram nestes lugares e as informações estarão lá, talvez em outro idioma, mas estarão. Caso o material pesquisado não seja o bastante, recomenda-se consultar um agente de viagem especializado. Há diversas agências de viagens que prestam o serviço de consultoria, sem a necessidade de fechar o pacote com eles. Normalmente cobram por hora.
Dicas para planejar sua viagem pela internet
Foto: Evernote

Período – quando viajar?

Tão importante quanto decidir as datas das suas férias é escolher para onde viajar. Talvez aquela linda praia do Caribe se transforme em um pesadelo na época dos furacões, ou ainda, aquela linda montanha nevada não passa de uma mera montanha na paisagem durante o verão. Como saber o melhor período para viajar?
Nem sempre a mãe natureza segue o nosso calendário. O fato é que nós devemos nos adaptar aos caprichos dela. De duas uma, ou você escolhe o destino e programa suas férias, ou ainda você escolhe uma data e verifica o que há de melhor para fazer. Mas não se engane. Alta temporada não significa o melhor período para conhecer o destino, assim como baixa temporada não significa que o lugar é uma fria. Não deixe que só a variação dos preços te influencie. Uma coisa é a alta da demanda turística, a outra é o período adequado para a viagem. É verdade que existem lugares que podem ser visitados o ano inteiro, mas não custa checar, não é mesmo? Procure pelos guias online, revistas e blogs especializados, vale a pena saber o que vai encontrar. Talvez você possa deixar aquele casaco pesado em casa.

Pacotes ou serviços avulsos – o que vale mais a pena?

Será que comprar as passagens aéreas separadas das diárias do hotel é um bom negócio? Ou é melhor comprar todos os serviços com uma única empresa? O que fazer? A resposta é simples: depende do tipo de viagem que você procura.
Se o seu interesse é restrito a passagens aéreas e hotéis, muitas vezes vale a pena comprar separadamente. Principalmente se você é uma pessoa que gosta de navegar atrás de promoções e fuçar em vários sites. Você pode descobrir uma oferta de última hora e garantir uma bela economia.
Se a viagem que você procura vai além de passagens e hotéis e engloba uma série de serviços (traslados, passeios, aluguel de carro, serviço de guia ou tradução) na maioria das vezes vale a pena fechar um pacote. Isto porque quando você compra uma série de serviços agrupados, as operadoras de turismo costumam a oferecer descontos, além de poder parcelar a viagem inteira, sem a necessidade de gastar localmente. Quando compramos um passeio no local, principalmente no exterior, temos que pagar na hora em dinheiro ou ainda em parcela única no cartão.
Portanto, avalie bem como será a sua viagem e coloque na ponta do lápis os serviços adicionais. Não se esqueça de incluir impostos como o IOF. Só assim você saberá o que vale mais a pena.Dicas para planejar sua viagem pela internet
Foto: On Call International

Reputação – com quem comprar?

A internet é o maior “dedo duro” que existe. Tudo o que você quiser saber sobre uma empresa, hotel, pousada ou prestadora de serviço está à disposição na rede. Não hesite em procurar referências antes de fechar negócio. Vale tudo: blogs, sites de reclamação, redes sociais, chats, fóruns de viagens.
No caso de agências ou operadoras existem os órgãos reguladores como a ABAV ou a BRAZTOA. Mas cuidado, não se deixe contaminar. Existem empresas que atendem milhões de pessoas todos os dias e muitas delas possuem um número baixíssimo de reclamações comparado ao número de pessoas que atende. É que nem sempre temos o hábito de elogiar.
Se por ventura se sentiu lesado, procure os órgãos de defesa do consumidor ou órgãos reguladores e denuncie.

Documentação, vistos e outras burocracias

Sim, como tudo na vida, até para viajar existe a parte burocrática.  Você pode tornar esta parte leve e fácil se souber o momento adequado para correr atrás do passaporte e vistos. Por isso é tão importante definir a viagem com certa antecedência. O passaporte deverá ser solicitado à Polícia Federal e todo o processo está muito bem descrito no site. Já para checar se o destino desejado solicita visto para brasileiros, um site de rápida consulta é a do Itamaraty. Lá tem uma lista com todos os países que solicitam vistos. Lembre-se que há países que você vai retirar o visto localmente ou ainda pagar uma taxa que nem sempre pode ser paga com cartão de crédito.
Portanto pesquise antes e verifique o valor que você tem que levar em dinheiro e a moeda aceita. Toda a documentação é de responsabilidade dos passageiros. As empresas de turismo são eximidas desta responsabilidade.
Outra dica importante é viajar sempre com uma cópia das passagens aéreas, reservas dos hotéis e comprovantes de reservas. Se você quer ser mais prevenido, tenha em seu e-mail uma cópia de todos os serviços contratados e também uma cópia do seu passaporte.  Em caso de roubo ou perda dos documentos procure imediatamente a Embaixada do Brasil no país ou ainda uma autoridade local.
Seguro viagem também é uma ótima dica. Além de baratos eles garantem uma série de serviços no momento em que você mais precisa. Nunca se sabe o que pode acontecer. Portanto compre o seu e torça para não usar.
Dicas para planejar sua viagem pela internet
Foto: Deville
*Mariana Mello é gerente de produtos do ViajaNet Ofertas – www.viajanetofertas.com.br
Fonte: NB Press
Foto de abertura: Grand Parents

Nenhum comentário:

Postar um comentário