sexta-feira, 7 de junho de 2013

APLICANDO A CRIATIVIDADE 2013

Criatividade aplicada

    Ser criativo nada mais é que gerar soluções eficientes a partir de situações limitadas ou condições adversas. Todos somos criativos, uns mais, outros menos. Quase todos valorizam a criatividade, algo que muitos até chamam de dom. Nós, na Bird, preferimos chamar de dedicação plena. Mas de que vale valorizar, acreditar e não investir na sua ou na criatividade alheia?
    Na nossa visão, criatividade com inteligência aplicada é sim a solução para a grande maioria dos problemas. O gosto pelo desafio é o que move os grandes e verdadeiros criativos, e não a ambição pelos louros – que é uma consequência de um processo maior.
    E é desse ponto que parte a real essência de um ser, uma equipe ou uma empresa criativa. Ser criativo com milhões em investimento, ser criativo para a Nike, para a Apple não é fácil, é obrigação. Isso é o mínimo. Mas, como tais marcas, a grande maioria não nasce rica, não nasce grande e muito menos nasce benchmarking. Então, como estas marcas chegaram lá?
    Amancio Ortega não inventou a camisa com duas golas ou a calça com três pernas. Mas a revolução em logística executada por ele transformou todo o varejo mundial.

    Ted Turner ainda comemorava a liderança entre as redes de TV americanas quando sua maior concorrente anunciou uma proposta para a compra de uma rede regional que iria reverter a situação. Totalmente descapitalizado, devido aos últimos investimentos, Ted usou criatividade e inteligência. Imediatamente, ele fez uma proposta irrecusável para a compra de outra rede regional. A partir desse novo cenário, o órgão regulador americano interveio e impediu as duas transações, mantendo a rede de Ted Turner no topo.
    Como você pode ver, a criatividade é moeda forte em qualquer segmento, em qualquer momento. Mesmo em situações mundanas, as pessoas criativas levam vantagem. É verdade, até no simples caso de ir a uma festa e encontrar outra pessoa usando o mesmo look.


    Veja o que algumas garotas criativas são capazes de fazer com uma peça de roupa, por exemplo.

    Sobre o autor

    1 sweater, 16 ways to wear it!

    Marcelo Pino, Sócio-diretor e Diretor Criativo da Bird Insight, com 20 anos de experiência e projetos de literatura, design, moda, cinema, entre outros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário